mensagensfraternaskatiasilene

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pedido de Perdão


Pedido de perdão
 
Adam Riklis era um sobrevivente do Holocausto. Depois que toda sua família foi assassinada pelos nazistas e ele suportou provações difíceis, em três campos de concentração, agarrou-se mais à sua fé.
Intimamente, prometeu que ensinaria aos filhos a religião dos seus pais. Por isso, teve paciência quando seu filho de dezenove anos abandonou a faculdade, largou o emprego e disse que iria para a Índia, em busca de iluminação.
Mas, quando o filho desprezou a fé judaica, Adam não suportou e o expulsou de casa. Trocaram palavras duras e o filho viajou.
Seis anos depois, Joey, o filho, encontrou um amigo que lhe informou que seu pai morrera há dois meses. Ninguém o avisara porque ele nunca havia mandado o endereço para a família.
Joey teve um choque. Acreditou que seu pai morrera, não de um ataque do coração, mas do coração partido. E fora ele quem partira o coração do velho pai.
Resolveu tomar um avião e ir a Israel. Foi a Jerusalém, comprou um livro de orações. Imitando os movimentos dos outros, encostou a cabeça na pedra lisa do muro das lamentações e começou a orar.
De repente, viu-se a falar com seu pai: como ele desejaria poder pedir perdão. Como queria poder dizer que sempre o amou.
Olhando para o lado, observou que as pessoas escreviam pedidos em pedacinhos de papel e colocavam nas fendas do muro.
Escreveu um bilhete ao pai, pedindo perdão e começou a procurar uma fenda onde pudesse colocar sua mensagem. Foi difícil. Há tantos anos, tantos fazem isso que todos os buraquinhos do muro estavam lotados.
Finalmente, ele achou um cantinho para colocar o seu papel. Mas, quando tentou, o que conseguiu foi derrubar o papel de outra pessoa que havia deixado ali seu pedido escrito.
Ai, não. Tirei do lugar o papel de outra pessoa, pensou.
Começou a procurar um outro lugarzinho para devolver aquela mensagem. Foi então que uma grande curiosidade tomou conta dele e resolveu abrir o bilhete.
E leu o seguinte: Meu querido filho Joey. Se, por acaso, um dia você vier a Israel e vier até este muro, espero que possa encontrar este bilhete.
Quero dizer que sempre o amei. Mesmo quando você me magoou, continuei amando. Eu o perdoo por tudo e espero que você também possa perdoar um velho bobo. Seu pai, Adam Riklis.
A prece de Joey acabava de ser atendida.
*   *   *
Não esperemos que a morte leve o ser amado para verificar que o melhor é sempre desculpar, perdoar e estar juntos.
Não deixemos o pedido de desculpas para amanhã. Não adiemos a possibilidade de abraçar, conviver, amar.
Não permitamos que desavenças geradas por palavras grosseiras, ditas em momentos de intranquilidade e desequilíbrio, nos afastem daqueles que são nossos afetos.
Se você descobrir agora que um amigo, um amor tem algo a reclamar de você, levante-se e vá ao encontro dele. Ofereça o seu abraço, o seu sorriso e recomece a desfrutar da amizade, do amor, que são alimento para o Espírito.
 
Redação do Momento Espírita, com base em fato do livro Pequenos milagres, de Yitta Halberstam e Judith Leventhal, ed. Sextante.
Em 26.10.2011.

4 comentários:

  1. Perdão, o maior simbolo do amor verdadeiro
    perdão.. devemos perdoar sempre do fundo do coração, pois quem não tem esse dom de perdoar, vai acumulando dentro de si a angustia e revolta com isso se adoece.
    Nos mandamentos de Deus, se diz Honra teu pai e tua mãe, para que tenha uma vida plena de saude e de paz, o que vemos hoje, é que muitos filhos só reconhece isso quando não os tem mais... O coração se parte...mas fazer o que?
    Os devidos valores tem que ser dado no dia a dia que é o dia que Deus nos concede.
    Perdar o proximo, pode ser uma atitude mais facil... o mais dificil é perdoar a si mesmo, se perdoar pelas falhas, atitudes erradas e etc.
    A maior arte da vida é entendermos que tudo nessa vida depende unicamente de cada um... é procurar nos conhecer melhor a nós mesmo no fundo do coração....
    compreendermos de onde viemos, quem somos, e para onde vamos....
    qual a verdadeira razão, de nossa passagem por aqui...
    Perdoar sempre, de forma infinita.... para que tenhamos sempre uma vida cheia de paz e riqueza espiritual.

    ResponderExcluir
  2. O mestre dos Mestres, JESUS, esteve conosco ensinando-nos o verdadeiro Perdão: Seus discípulos o trairam , ele os perdoou. Todas curas que realizou, não procurou saber , entender , porque não o agradeciam ( humildade ). Entre a escolha que só praticou o amor o respeito a tudo que o Pai lhe tinha confiado, e o que recebeu em troca de um condenado ele ser cruxificado. Ao seu lado um dos condenados lembra nos instantes finais neste plano e a misericórdia do perdão do Mestre é demonstrada ao dizer que estaria com ELE no reino do Pai. Portanto Irmãos(ãs) ao cultivarmos em nosso coração a pérola do perdão, estamos não sendo humilhados ou menosprezado por essa atitude, e sim, mostrando que o exemplo que o Mestre nos legou não foi em vão.
    Ao perdoar de coração, sentimo-nos mais aliviados, mais contentes, mais felizes do que quem nos causou algo.
    Todavia, é com continuo exercício deste perdão, que aprenderemos a pedir perdão por tudo que fizermos aos nossos semelhantes, a natureza porque do alto, já estaremos sendo perdoados.
    Muita Luz, Paz, e Amor Incondicional a tudo que nos cerca.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu amigo ACEVANGEL,pelo comentário e pela postagem é muito linda fico grata deste já....
    Neste blog sou eu e o Sergio meu grande amigo E Escritor que postamos para as pessoas que aqui vem com a intenção de ler e apreender um pouco sobre as palavras do evangelho
    E também prestigiar eu e o Sergio
    grata ass. Katia e Sergio

    ResponderExcluir
  4. o começo do perdão......ele começa de dentro do nosso coração, ele não vem de cima.. e sim sai de dentro de nós, e a medida que usarmos com o nosso semelhante sera a medida que nos sera imposta.....
    Jesus acolhe a todos.....mas que sejamos como as crianças, de coração puro.... para chegarmos ao reino de Deus

    ResponderExcluir