mensagensfraternaskatiasilene

terça-feira, 10 de maio de 2011

Os oito versos que transformam a mente

Os oito versos que transformam a mente




1. Com a determinação de alcançar o bem supremo em benefício de todos os seres sencientes, mais preciosos do que uma jóia mágica que realiza desejos, vou aprender a prezá-los e estimá-los no mais alto grau.

2. Sempre que estiver na companhia de outras pessoas, vou aprender a pensar em minha pessoa como  mais insignificante dentre elas, e, com todo respeito, considerá-las supremas, do fundo do meu coração.

3. Em todos os meus atos, vou aprender a examinar a minha mente e, sempre que surgir uma emoção negativa, pondo em risco a mim mesmo e aos outros, vou, com firmeza, enfrentá-la e evitá-la.

4. Vou prezar os seres que têm natureza perversa e aqueles sobre os quais pesam fortes negatividades e sofrimentos, como se eu tivesse encontrado um tesouro precioso, muito difícil de achar.

5. Quando os outros, por inveja, maltratarem a minha pessoa, ou a insultarem e caluniarem, vou aprender a aceitar a derrota, e a eles oferecer a vitória.

6. Quando alguém a quem ajudei com grande esperança magoar ou ferir a minha pessoa, mesmo sem motivo, vou aprender a ver essa outra pessoa como um excelente guia espiritual.

7. Em suma, vou aprender a oferecer a todos, sem exceção, toda a ajuda e felicidade, por meios diretos e indiretos, e a tomar sobre mim, em sigilo, todos os males e sofrimentos daqueles que foram minhas mães.

8. Vou aprender a manter estas práticasisentas das máculas das oito preocupações mundanas,
e, ao compreender todos os fenômenos como ilusórios, serei libertado da escravidão do apego.

As oito preocupações mundanas são:

1. Desejar elogios

2. Rejeitar críticas

3. Desejar o prazer

4. Rejeitar a dor

5. Desejar o ganho

6. Rejeitar a perda

7. Desejar a fama

8. Rejeitar ser ignorado