mensagensfraternaskatiasilene

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ALMAS GÊMEAS

ALMAS GÊMEAS



Hoje teremos uns poucos minutos a mais tendo em vista a necessidade de se colocar o mesmo tema dito por duas fontes. Kardec e Emmanuel. Peço aos amigos que leiam os odis com atenção porque um dia qualquer qualquer um de vocês poderá se encontrar diante de uma questão assim e poderão bem definir caso entendam e leiam com atenção. Almas Gêmeas.

- Almas gêmeas, conforme o entendimento vulgar, não existem. O que existem são Espíritos com profundos laços de afinidade, que muitas vezes se encontram na vida enquanto encarnados. Podemos dizer, sim, que existem almas com grande afeição mútua. Somos individualidades, e, como tal, não há espíritos que se complementem uns aos outros, como se por si só não fossem inteiros, um!

A idéia de almas gêmeas vem do fato que muitos atribuem tal termo a espíritos afins, e que caminham juntos, mas sem a idéia de que tal caminhada não seria possível sem a presença do outro. Esta união baseia-se no amor, não necessariamente entre homem e mulher, mas entre seres que partilham deste sentimento das mais diversas formas possíveis.

A seguir, transcrevemos as questões de O Livro dos Espíritos, que nos orientam de modo seguro para o entendimento do assunto:

291. Além da simpatia geral, oriunda da semelhança que entre eles exista, votam-se os Espíritos recíprocas afeições particulares? "Do mesmo modo que os homens, sendo, porém, que mais forte é o laço que prende os Espíritos uns aos outros, quando carentes de corpo material, porque então esse laço não se acha exposto às vicissitudes das paixões."



 Continua a existir sempre, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra? "Sem dúvida, desde que originada de verdadeira simpatia. Se, porém, nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, porque não se acham subordinadas aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio." 
. As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá? "Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade."
. Em que sentido se deve entender a palavra metade, de que alguns Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos? "A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade do outro, separados os dois, estariam ambos incompletos." 
 Se dois Espíritos perfeitamente simpáticos se reunirem, estarão unidos para todo o sempre, ou poderão separar-se e unir-se a outros Espíritos? "Todos os Espíritos estão reciprocamente unidos. Falo dos que atingiram a perfeição. Nas esferas inferiores, desde que um Espírito se eleva, já não simpatiza, como dantes, com os que lhe ficaram abaixo."
 Dois Espíritos simpáticos são complemento um do outro, ou a simpatia entre eles existente é resultado de identidade perfeita? "A simpatia que atrai um Espírito para outro resulta da perfeita concordância de seus pendores e instintos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade."
302. A identidade necessária à existência da simpatia perfeita apenas consiste na analogia dos pensamentos e sentimentos, ou também na uniformidade dos conhecimentos adquiridos? "Na igualdade dos graus da elevação." 

 Podem tornar-se de futuro simpáticos, Espíritos que presentemente não o são?"Todos o serão. Um Espírito, que hoje está numa esfera inferior, ascenderá, aperfeiçoando-se, à em que se acha tal outro Espírito. E ainda mais depressa se dará o encontro dos dois, se o mais elevado, por suportar mal as provas a que esteja submetido, permanecer estacionário." 

- Podem deixar de ser simpáticos um ao outro dois Espíritos que já o sejam? "Certamente, se um deles for preguiçoso." Nota (de Kardec) - "A teoria das metades eternas encerra uma simples figura, representativa da união de dois Espíritos simpáticos. Trata-se de uma expressão usada até na linguagem vulgar e que se não deve tomar ao pé da letra. Não pertencem decerto a uma ordem elevada os Espíritos que a empregaram (no sentido de metades eternas - grifo nosso). Necessariamente, limitado sendo o campo de suas idéias, exprimiram seus pensamentos com os termos de que se teriam utilizado na vida corporal. Não se deve, pois, aceitar a idéia de que, criados um para o outro, dois Espíritos tenham, fatalmente, que se reunir um dia na eternidade, depois de haverem estado separados por tempo mais ou menos longo." 

Simpatia e antipatia terrenas

. Podem dos seres, que se conheceram e estimaram, encontrar-se noutra existência corporal e reconhecer-se? "Reconhecer-se, não. Podem, porém, sentir-se atraídos um para o outro. E, freqüentemente, diversa não é a causa de íntimas ligações fundadas em sincera afeição. Um do outro dois seres se aproximam devido a circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que na realidade resultam da atração de dois Espíritos, que se buscam reciprocamente por entre a multidão."



PAZ E LUZ A TODOS 

seja sempre você!









Seja sempre você! 


Os que julgam! Ah os que julgam. Não sabem o quanto o admiro, pois é através deles que me sinto mais confiante em ver que nada pode mudar opiniões, muito menos vontades, nem que para isso seja necessário mostrar-lhes que ninguém muda ninguém. Somos apenas nós. E isso é o que importa! Julgamentos são necessários para que vejamos quem é, quem será ou quem sempre foi nosso amigo, pois amigos não servem, somente, para alegrarmos e sim para nos mostrar o caminho que devemos seguir. Mesmo que para isso seja necessário uma discussão. Com elas aprendemos a ver certas coisas que com palavrinhas inúteis, não nos faria diferença alguma.
Por isso, seja sempre você! Ouça... Mas não pense que ouvir ó mesmo que seguir. E dê as suas opiniões, elas são essências  para a sua vida. Seja sincero, cultive e verá que a vida por mais difícil que seja é única. E tudo que nos acontece mostra o quanto somos capazes de enfrentar os mais ardorosos obstáculos. Tendo a certeza de somos certos de seguir sempre em frente.   





A vida me ensinou!!!



A vida me ensinou…
A dizer adeus às pessoas que amo, 
Sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim, 
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam; 
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, 
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar; 
Calar-me para ouvir;
Aprender com meus erros. 
Afinal eu posso ser sempre melhor. 
A lutar contra as injustiças; 
Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,
A ser forte quando os que amo estão com problemas; 
Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordada;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para “ver e ouvir estrelas”, embora nem
Me ensinou a ter olhos para “ver e ouvir estrelas”, embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

PAI NOSSO NA UMBANDA









PAI NOSSO NA UMBANDA

Pai nosso que estais no céus, nos mares, nas matas e em todos os mundos habitados.
Santificado seja o Teu nome, pelos Teus filhos, pela Natureza, pelas águas, pela luz e pelo ar que respiramos.

Que o teu reino, reino do bem, do amor e da fraternidade, nos una a todos e a tudo que criastes, em torno da sagrada Cruz, aos pés do Divino Salvador e Redentor.

Que a tua vontade nos conduza sempre para o culto do Amor e da Caridade.
Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes. Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e as águas das fontes para o nosso sustento material e espiritual.

Perdoa, se merecermos, as nossas faltas, e dê sublime sentimento do perdão para os que nos ofendem. Não nos deixei sucumbir ante a luta, dissabores, ingratidão, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria.

Enviai Pai, um raio de Tua Divina complacência, luz e misericórdia, para Teus filhos pecadores que aqui habitam, pelo bem da humanidade.

Assim seja!